TEMPO!


"Sim, meu caro Lucílio, reinvidica a propriedade da tua pessoa, recolhe e põe em segurança o tempo que até agora te foi subtraído, roubado ou que tu deixavas escapar. Acredita-me as coisas se passam exatamente como estou dizendo: alguns momentos nos são arrancados, outros escamoteados, outros mais nos escorrem pelos dedos. Todavia, a perda mais escandalosa é a que sofremos devido à nossa negligência" (Sêneca)

Escritas a partir de Julho de 62 depois de Jesus, as cartas de Sêneca ao seu discípulo Lucílio são mais que atuais. Me lembram as frases dos Toltecs quando falam que não sustentam compromisso nenhum que fôra assumido à sua revelia. De fato, a maior parte do tempo não estamos conscientes e atentos ao que está se processando ao nosso redor.
Devemos permitir que o nosso tempo seja roubado? Por quem? Por pessoas estúpidas? Por amigos infiéis? Por inimigos? Por desafetos que ficaram no passado? Por excelentíssimos ex (o/a)? Não... por ninguém.
Melhor ainda se não permitirmos que o nosso Ego (defeitos de tipo psicológico) nos roube o precioso tempo, que se escoa entre nossos dedos...

Agarremos o instante com as nossas unhas, para desvanecermos o fantasma do tempo!!!

4 INTERVENÇÕES:

André do Carmo disse...

Perfeito texto, mais do que atuais estas palavras. lembro-me bem do estudo feito sobre estas palavras toltecs também.
Sempre e constantemente estamos apegados realmente a fatos, pessoas que não merecem de forma alguma que tenhamos este tal apêgo, o melhor de tudo seria que não fossemos apegados a nada, mas é digamos quase que impossível tal façanha, há de se ter muita disciplina para alcançar tal feito.
Devemos manter-nos sempre atentos aos nossos feitos e ações, atentos ao nosso redor, de olho em tudo, pra poder evitar ao maximo que o nosso tempo se esgote com tolices, com pessoas estúpidas, pensamentos inúteis, magoas do passado ou seja la o que for superfluo para o nossa evolução.

Parabens Sifu pelo texto...como sempre..."Bobádo" o texto!!

À PÉ ATÉ ENCONTRAR disse...

Já li muitas coisas sobre SÊNECA, publicações deles que falavam sobre conceitos de beleza, sem dúvidas coisas sábias, mas agora que leio esse pequeníssimo porém rico texto não só absorvo pra mim este ensinamento como roubo aqui a postagem e postarei em meu outro blog...Pode?Peço licença ao Marcelo para tanto, mas é algo que deve mesmo ser repassado.
Belo texto, parabéns.

"Melhor ainda se não permitirmos que o nosso Ego (defeitos de tipo psicológico) nos roube o precioso tempo, que se escoa entre nossos dedos..."

Gran finale!

Abraço a todos.

OBSERVADOR DOS SONS DO MUNDO disse...

Ana Paula.... fique à vontade....

pode usar o texto como quiser.. estamos aqui para compartilhar.

grande abraço.

André do Carmo disse...

só corrigindo, a expressão anterior no fim do meu comentario corretamente seria "BOMBADO"